92% das empresas de serviços financeiros estão gerando lucros com IA, afirma a KPMG

0

A grande maioria (92%) das empresas globais de serviços financeiros já estão gerando lucros com Inteligência Artificial (IA). No entanto, apenas um terço (32%) delas estão gerando retornos em escala. Ao mesmo tempo, 75% dos executivos do setor afirmam que desenvolvimentos regulatórios complexos são o fator que mais afeta a sua confiança em investimentos. Esses dados são da pesquisa "KPMG Global Tech Report: Financial Services Insights", com recorte dos dados do setor financeiro.

"As empresas de serviços financeiros buscam cada vez mais modernizar seus sistemas para melhorar a experiência do cliente, seja eliminando as complexidades desnecessárias, melhorando a oferta com produtos/ serviços mais apropriados a cada cliente ou mesmo reduzindo os custos. Esses esforços de modernização são essenciais para a continuidade dos negócios", afirma Cláudio Sertório, sócio-líder de Serviços Financeiros da KPMG no Brasil.

A publicação ainda informa que metade (58%) dos executivos admitem que falhas em seus sistemas básicos de TI corporativos interrompem o funcionamento normal dos negócios semanalmente, porém houve um aumento na implementação de plataformas baseadas em nuvem que podem ajudar a simplificar as infraestruturas digitais, com 82% das organizações priorizando o investimento em XaaS em 2024.

"Essa modernização tecnológica traz como principal benefício a redução de custos. Quase um terço dos entrevistados afirma que as plataformas de nuvem pública ou tecnologias XaaS ajudaram a reduzir o custo da dívida tecnológica e o custo total de propriedade", finaliza Sertório.

A pesquisa contou com respondentes de mais de 20 países, sendo 25% das Américas, 38% da Europa, Oriente médio e África (EMEA) e 36% da Ásia e Pacífico (ASPAC), baseado nas respostas de 612 líderes do setor de serviços financeiros. Os entrevistados representavam organizações com receitas anuais acima de US$ 1 bilhão e incluíam um grupo diversificado de líderes de tecnologia, como diretores digitais, CIOs, CTOs, CISOs, diretores de IA entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.